OLS BLOG

Coffee Break: Desafios e Recompensas de Estudar Fora!

Coffee Break: Desafios e Recompensas de Estudar Fora!

by Juliane OLS Community Manager -
Number of replies: 0

Welcome to the first Coffee Break! As you know, it's quite common in Portugal to take a coffee break, so I bring you a new campaign here in the Portuguese OLS community, with the goal of having your own coffee break. What do you say?

The topics discussed during the Coffee Break will always be current subjects (always in the Portuguese language), and if you have any suggestions for our next conversation, just leave a comment ;)

Coffee Break

*Source: Canva

Hoje começamos com um assunto que tem muito para falar. Vamos falar sobre desafios e recompensas da experiência de estudar fora. Já todos passámos por isto e/ou estamos a passar e de certeza que vais ter as tuas opiniões! 

Quando dizemos SIM, ao programa de Erasmus nunca sabemos o que nos vai trazer pela frente, não adianta, se tiveste amigos que já foram no mesmo programa de mobilidade para a mesma cidade ou se na internet diz “não tragas roupas quentes, vai estar sempre a chover” , cada experiência é ÚNICA, e só tu vais poder defini-la! 

Vamos falar sobre Desafios? Bem, posso dizer que os dois desafios que consigo ver mais no ambiente de Erasmus é sem dúvida a adaptação cultural/barreira de idioma e por vezes aquele medo de ficarmos sozinhos. Viver em um novo país significa se ajustar a uma nova cultura, costumes, idioma e valores. A adaptação inicial pode ser desafiadora, mas também é uma oportunidade de expandir a compreensão e a tolerância cultural. 

Já relativamente à solidão, é normal, acho que todos no início sentimo-nos um pouco assim, mas a realidade é que são esses sentimentos que podem impulsionar o crescimento pessoal, a independência e a construção de novas amizades (para a vida toda) 

E então Recompensas? Existem tantas, que nem sei por onde começar… A experiência intercultural é, sem dúvida, uma delas. Viver em um país estrangeiro proporciona a oportunidade de mergulhar em uma cultura diferente, aprender sobre tradições, gastronomia, história e criar conexões com pessoas de todo o mundo. Portugal tem muito para oferecer e para receber de vocês! Outra recompensa que acho extremamente incrível é a nossa ampliação de perspectivas. Estudar fora expande horizontes, ganhamos uma visão tão mas tão grande do que está à nossa volta que quando voltamos para a nossa cidade de origem parece tudo muito pequeno e igual!

Agora é a tua vez, adere ao nosso tópico de discussão "Rewards and Challenges of the Erasmus Journey: Share Your Story!" e vamos partilhar quais foram para ti os maiores desafios e recompensas durante o teu programa de mobilidade. Caso ainda não estejas em Portugal conta-nos como achas que vai ser a tua experiência e não te esqueças de te apresentar HERE.

Até já, 

Juliane, OLS Community Manager - Portuguese