O meu primeiro dia no trabalho: parte 1


Les teksten og svar på spørsmålene.

O meu estágio como assistente de cuidados de saúde começou na semana passada. Está a decorrer num centro médico. No início, estava muito entusiasmado. Também estava muito stressado por trabalhar durante seis meses num país estrangeiro.

Para evitar transportes públicos, escolhi um apartamento que era próximo do local de estágio. Para chegar lá é só descer a rua. Tenho de caminhar apenas 10 minutos, atravessar dois cruzamentos e estou lá.

Segunda-feira foi um grande dia, o meu primeiro dia. Acordei cedo porque tinha uma marcação às 7h00 e não queria chegar tarde. Quando cheguei, a secretária estava à minha espera. Apresentei-me e entreguei-lhe o meu contrato de estágio.

Ela entregou-me o equipamento de proteção individual: uma bata, máscaras e um pacote de luvas esterilizadas. É obrigatório para cumprir os regulamentos de saúde. O centro está dividido em três partes, a receção com a secretária e o consultório do médico à direita. À esquerda, existe uma sala grande para enfermeiros e fisioterapeuta. Farei o meu estágio com eles.

No primeiro dia, acompanhei a enfermeira nas rondas. Visitámos uma senhora de idade que vivia sozinha. Quando entrámos, a senhora ficou feliz por nos ver. Ajudei a senhora a levantar-se, tomar banho e vestir-se. A enfermeira verificou as receitas. Por último, mediu-lhe a tensão arterial e registou os valores.

O resto do dia visitámos vários outros pacientes e estive sempre a ajudar a enfermeira. O último paciente não estava bem. Após medir-lhe a pulsação e a temperatura, a enfermeira chamou uma ambulância e ele foi levado de urgência para o hospital. Felizmente, o paciente está melhor.

Na terça-feira, ajudei com os curativos. Primeiro, tem de se remover o curativo, limpar a ferida e aplicar um novo curativo.

Nos dias seguintes, acompanhei as enfermeiras e aprendi a medir a temperatura, pressão arterial e frequência cardíaca. Também aprendi a dar injeções.

Na sexta-feira, tive de ir levantar as receitas dos pacientes na farmácia. Tive de esperar muito tempo porque havia muitas pessoas na farmácia.

No geral, adorei a minha primeira semana. As enfermeiras foram muito simpáticas e tive a oportunidade de conhecer muitos pacientes. Estou a aprender muito. Mas é mais exigente do que na escola. Todos os dias chegava a casa muito cansado. Vou descansar no primeiro fim de semana e ficar em casa.

Na próxima semana, ajudarei o fisioterapeuta. Será um tipo de trabalho diferente. Ajudarei os pacientes a movimentarem-se e a fazerem exercícios para melhorarem a respetiva mobilidade.