O meu primeiro dia no trabalho: parte 2
Read the text and answer the questions.
O meu estágio em agricultura começou na semana passada. Está a decorrer numa quinta grande. No início, estava muito entusiasmada. Também estava muito stressada por trabalhar durante seis meses num país estrangeiro.
Não vivo muito perto do local do estágio. Encontrei um apartamento partilhado na cidade. Tenho de viajar de autocarro durante 20 minutos para chegar à quinta. A paragem de autocarro é ao fundo da rua do meu apartamento.
Segunda-feira foi o meu primeiro dia. Acordei cedo porque tinha uma marcação no escritório da quinta às 6h00. Quando cheguei o responsável da quinta estava à minha espera. Apresentei-me e entreguei-lhe o meu contrato de estágio. Ele foi simpático e disse: "Espero que goste de vacas!".
Deu-me um macacão para vestir e mostrou-me o local. É uma quinta muito grande com cinco colaboradores. Vendem leite, fruta e legumes. Também cultivam cereais para alimentar o gado.
Depois começámos o nosso dia de trabalho. Os colaboradores colocam palha nova no estábulo. Faz com que as vacas fiquem mais confortáveis. Depois dão feno às vacas. As vacas dormem nos campos e comem no estábulo.
O feno é produzido na quinta. Para fazer feno é necessário deixar a erva crescer nos campos e depois apanhá-la e deixá-la secar. Quando a erva está seca, faz-se fardos e são guardados. Fazem feno em junho quando o tempo está bom.
Por volta das 10h00, o responsável da quinta dirige as vacas para a ordenha. Têm de ser ordenhadas de manhã e à noite. Ao meio-dia, almocei com os colaboradores que me deram muitos conselhos.
Na terça-feira, eu ainda estava com as vacas! Alimentei-as com feno sozinha com a forquilha. À tarde, o responsável da quinta ensinou-me a conduzir o trator. Primeiro foi difícil porque era algo novo para mim. Mas depois aprendi.
Nos dias seguintes, trabalhei no campo com um agricultor. Ele mostrou-me as diferentes sementes, os diferentes fertilizantes, as estufas e os produtos a ser colhidos em cada estação.
Adorei esta semana. É bom trabalhar ao ar livre e respirar ar fresco. Estou a aprender muito. Mas é um ritmo mais difícil do que o da escola. Todos os dias chegava a casa muito cansada. Vou descansar no primeiro fim de semana e ficar em casa.
Na próxima semana, trabalharei no jardim do mercado. Apanharei a fruta de época que está madura. Depois plantarei novas sementes e regarei os legumes nas estufas.