The Best of Made in Portugal

This article is entirely in Portuguese, I hope you enjoy it.  Feel free to ask any questions. I will always be here to answer and help you understand everything! 

Hoje, vamos mergulhar em algo novo: os negócios locais!. Portugal, apesar de ser um país pequeno, é conhecido mundialmente por vários produtos que durante décadas têm permanecido como verdadeiros tesouros locais. Passando pelo famoso e delicioso pastel de nata, pelos azulejos tradicionais e pelos produtos de cortiça, Portugal tem uma herança única que se reflete nos negócios locais espalhados por todo o país. Ao apoiar esses estabelecimentos, não só estamos a valorizar a tradição e a cultura portuguesa, mas também a contribuir para a economia local e para a sua sustentabilidade. Então, vamos lá descobrir as verdadeiras pérolas escondidas do comércio local portugues!  


Chapeús - Hats  

Os chapéus ganharam popularidade em Portugal durante meados do século XVIII, graças ao Marquês de Pombal, que iniciou a abertura de uma fábrica em 1759: a primeira fábrica a produzir chapéus masculinos para a sociedade mais de elite. A produção local estimulou a economia e proporcionou aos portugueses o conhecimento necessária para produzir chapéus nacionalmente. No século XX, a cidade de São João da Madeira liderou a produção de chapéus, e a fábrica se destacou como um dos principais produtores de chapéus de feltro do mundo. Rumores indicam que Johnny Depp é fã dos chapéus portugueses e até os usou em filmes como “Public Enemies“. 

 

hats 

 

Sabonetes - Soaps 

A principal empresa de sabonetes em Portugal, foi fundada em 1887. As marcas de sabonetas destacam-se pela sua produção  de alta qualidade, embalagens bonitas e toques vintage. Um detalhe especial é que os sabonetes ainda são cuidadosamente embrulhados à mão. Além das marcas clássicas mencionadas, podes também encontrar algumas marcas mais modernas e que são mais “fora da caixa” que certamente já viste em alguma loja em centros de cidade, especialmente em Lisboa e no Porto. 


Sapatos - Shoes  

Os sapatos portugueses são considerados os segundos melhores do mundo (após os italianos). E, é claro, os sapatos portugueses também são mais acessíveis e oferecem um excelente custo-benefício. Em 2017, Portugal exportou quase 2 bilhões de pares de sapatos para 150 países! Assim como os chapéus, esta é outra indústria que tem sua base em São João da Madeira. Varias marcas conquistaram fãs na moda de luxo, ao longo dos últimos anos.  

 

shoes


Azulejos e Cerâmicas - Tiles and Ceramics 

Portugal é conhecido em todo o mundo pelos seus belos azulejos, mas já tinhas ouvido falar da cerâmica? Antes do século XX, os principais produtores de cerâmica em Portugal eram a Real Fábrica do Rato, Fábrica do Porto, Fábrica de Coimbra, Fábrica de Viana, Real Fábrica da Bica do Sapato e Fábrica do Juncal. 

Portugal tem marcae conhecidas mundialmente que possuem todos os processos de produção em Portugal. Criam coleções de utensílios de mesa, que ainda são pintados à mão hoje em dia! 

Se estiveres interessado em aprender mais sobre a história dos azulejos, aconselho a visitar o Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa. 

  ceramics

 

Cork - Cortiça  

Sabias que metade da cortiça do mundo vem de Portugal? Embora o seu objetivo principal seja para a produção de rolhas, a cortiça é utilizada numa grande variedade de produtos. Podes encontrar cortiça em isolamento de edifícios e pavimentos, bolas de basebol, bolas de críquete e volantes, instrumentos de sopro e bóias. Atualmente, a cortiça está a ganhar popularidade como uma alternativa amiga do ambiente. Há muitas marcas que produzem malas, sapatos, carteiras, cintos e até chapéus feitos de cortiça. Se estiveres a pensar em comprar algum souvenir, certificate em procurar uma etiqueta ou indicação que diga "Fabricado em Portugal". Se não conseguires encontrar, pergunta ao vendedor. 

 

 cortiça


See you! 

Juliane (Ju) OLS Community Manager  


Modifié le: Wednesday 24 May 2023, 23:24