This article is entirely in Portuguese, I hope you enjoy it. Feel free to ask any questions. I will always be here to answer and help you understand everything!
Em junho, Portugal para por uma única razão… a chegada dos Santos Populares!
Durante todo o mês uma atmosfera vibrante e alegre percorre todo o país e os portugueses, pois o país se prepara para celebrar os Santos Populares. Essas festividades são uma parte muito importante do patrimônio cultural português.
Provavelmente quando estavas a procurar algumas informações sobre Portugal, de certeza que viste alguma fotografia deste género:
Se sim, bem vindo a uma típica festividade dos Santos Populares e prepara-te para um mês cheio de energia, música e diversão!
A origem das festas remonta a tradições antigas que misturam elementos religiosos e pagãos. No passado, essas celebrações estavam ligadas a rituais agrícolas, marcando o início do verão e pedindo bênçãos para as colheitas. Ao longo do tempo, os Santos Populares foram associados a figuras religiosas, como Santo António, São João e São Pedro, que se tornaram os patronos das festas.
Cada cidade e vila em Portugal tem sua própria maneira de celebrar os Santos Populares, mas algumas tradições são comuns em todo o país. As ruas são decoradas com balões coloridos, bandeirolas, lanternas e grinaldas. As festas são marcadas por música animada, danças tradicionais, fogueiras e fogos de artifício espetaculares. As principais celebrações dos Santos Populares estão ligadas aos dias 13, 24 e 29 de junho, respetivamente, Dia de Santo António, de Lisboa, Dia de São J0oão, no Porto e Dia de São Pedro, nas ruas de Sintra, Évora ou Montijo, por exemplo.
O Santo António, conhecido como o santo casamenteiro, é celebrado principalmente em Lisboa, onde os bairros históricos ganham vida com os arraiais (festas de rua), durante es mês as ruas ficam repletas de marchas populares, com desfiles coloridos e animados, e as pessoas dançam ao som das músicas tradicionais.
O São João é celebrado no Porto e em outras regiões do norte de Portugal. A festa ocorre na noite de 23 para 24 de junho e é marcada por fogueiras, balões, martelinhos de plástico (utilizados para brincadeiras amigáveis) e a famosa tradição de bater com alho-porro nas cabeças das pessoas, desejando-lhes sorte para o resto do ano.
Já o São Pedro é homenageado em várias localidades costeiras, onde as festividades estão associadas ao mar e à pesca em que o objetivo é abençoar as águas.
*Source: Canva
Os Santos Populares são uma oportunidade única de vivenciar a rica cultura portuguesa, com suas tradições, música, comida e alegria contagiante. Queres saber mais sobre os Santos Populares? Fica atento ao próximo blog post, onde vamos partilhar algumas dicas para aproveitares ao máximo os Santos Populares!
Até logo!