This article is written entirely in Portuguese, and I hope you enjoy reading it! Don't hesitate to ask any questions. I'm here to help and make sure you understand everything.
“O fado sente-se, não se compreende, nem se explica” (The fado is felt, not understood, nor explained.) já dizia Amália Rodrigues. Mas hoje vou partilhar neste blog um pouco da história e curiosidades sobre um dos símbolos culturais mais famosos de Portugal!
*Source: Pexels
O que é o Fado? Um dos elementos mais característicos da produção cultural, artística e musical portuguesa é o Fado. Mais do que um género musical, faz parte da cultura e da arte nacional, sendo distinguido como Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2011. A palavra “fado” tem origem no latim, que significa “destino”. Segundo o dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra “fado” pode significar:
Força superior que se crê controlar todos os acontecimentos;
Aquilo que tem de acontecer, independentemente da vontade humana;
Canção popular portuguesa, geralmente interpretada por um vocalista (fadista), acompanhado por guitarra portuguesa e guitarra clássica.
A História do Fado
O fado começou a ser conhecido depois de 1840. O estilo musical surgiu de uma forma expontânea em Lisboa, a capital portuguesa. Os temas das músicas eram, principalmente, associados a diferentes contextos sociais. Começou a ganhar fama nas festas populares da cidade e não demorou muito para que chegasse ao teatro. A partir do século 19, a guitarra passou a fazer parte desta arte. No século 20, o Fado começou a ser reconhecido por todo o país, marcando presença em várias programações culturais. No final de 1920, o fado sofreu uma grande censura, algo que aconteceu em várias áreas artísticas. A maior mudança neste período foi a criação das músicas atráves de compositores, pois não era mais permitido criar as músicas no improviso, como acontecia anteriomente.
*Source: Canva
A partir da década de 30, as casas de fado ficaram populares em Lisboa. As fadistas e músicos nunca deixaram por completo o improviso, pois era algo que simbolizava o fado e sentimentos não podem ser escritos, no entanto mostraram-se mais interessados em cantar sobre assuntos típicos. É este o fado mais próximo daquele que conhecemos nos dias de hoje.
Lugares do Fado em Portugal: Existem vários lugares onde podes ouvir/sentir o Fado, muitos deles são turísticos, mas se percorreres as ruas mais velhas de Lisboa ou Coimbra, de certeza que encontras restaurantes e casas de Fado! Algumas sugestões são o Bairro Alfama (Lisboa) o Museu do Fado (Lisboa), a Casa do Fado (Porto) e a Capella - Casa de Fados (Coimbra).
Preparado para as curiosidades? ;)
Amália Rodrigues, é uma das mais famosas intérpretes de fado, também conhecida como a “Rainha do Fado”;
Existem diferentes tipos de fado: o fado de Lisboa, o fado de Coimbra e o fado corrido;
O fado é acompanhado por instrumentos como a guitarra portuguesa, o violão, o baixo e a viola;
O fado é um estilo musical que expressa emoções fortes, como a saudade (sabe mais sobre a palavra “Saudade” aqui), a nostalgia e a melancolia;
O fado é apreciado não só em Portugal, mas em todo o mundo, e já foi interpretado por artistas como Amália, Mariza e Carlos do Carmo;
Espero que tenham gostado deste blog post e se tiverem curiosidade não hesitem em pesquisar mais sobre o Fado e ouvir as músicas (uma ótima forma de ouvir e praticar a língua portuguesa).
Até já,
Juliane, OLS Community Manager - Portuguese