Durante a teu programa de mobilidade em Portugal, já deves ter reparado ou ouvido falar dos famosos azulejos que estão presentes em vários edifícios. Hoje quero levar-vos a uma viagem pela história deste elemento tão emblemático da cultura portuguesa.

*Source: Wikipedia Commons
Origens e Influências
Os azulejos portugueses têm raízes nos tempos do Antigo Egito. Contudo, foi através da influência islâmica, que esta arte floresceu na região. A palavra "azulejo" deriva do árabe "azzelij," que significa "pequena pedra polida,".
A introdução do azulejo em Portugal
A introdução do azulejo em Portugal é geralmente atribuída ao rei D. Manuel I, que se encantou com esta arte durante uma visita a Espanha em 1498. Inspirado pelos magníficos exemplos que viu, ele trouxe artesãos para decorar o Palácio Nacional de Sintra. Rapidamente, os azulejos ganharam popularidade, enriquecendo igrejas, mosteiros e palácios em todo o país.
Evolução e Estilos
No século XVI, Portugal começou a produzir seus próprios azulejos.
Maneirismo e Barroco: Caracterizados por cenas mitológicas e detalhes decorativos complexos, esses azulejos são muitas vezes policromáticos.
Azulejos de Tapete: Surgidos no século XVII, imitam tapetes orientais com padrões geométricos e florais.
Azulejo de Figura Avulsa: Populares no século XVIII, apresentam pequenas figuras ou cenas do cotidiano, geralmente em azul e branco.
Séculos XIX e XX
A Revolução Industrial trouxe mudanças significativas para a produção de azulejos em Portugal, especialmente na região do Porto. Figuras como Jorge Colaço e Maria Keil foram fundamentais na modernização da azulejaria, criando obras intemporais que podem ser vistas em estações de metro, fachadas de edifícios e em espaços públicos.
Onde podes ver azulejos português hoje em dia?
Hoje em dia, os azulejos continuam a ser uma parte vital do património cultural português. Não só estão presentes em edifícios históricos, mas também em novas construções, preservando a tradição. O Museu Nacional do Azulejo em Lisboa é um ótimo sítio para saberes mais sobre esta arte.
Aqui estão alguns locais em Portugal onde podes ver estes azulejos e tirar a típica foto para recordação ;)

*Source: Wikipedia Commons
Estação de São Bento (Porto)
Estação do Pinhão (Alijó)
Igreja Paroquial de Válega (Ovar)
Fachada da Casa Viúva Lamego (Lisboa)
Capela das Almas (Porto)
Estação de Aveiro
Igreja do Carmo (Porto)
Espero que esta pequena história sobre os azuelos portugueses te inspire nas viagens durante o teu programa de Erasmus e que te torne uma pessoa mais observadora. Quanto mais sabemos sobre a história de um país mais interessante é a viagem e a visita a monumentos, centros históricos...
E para finalizar, uma vez que um dos grandes propósitos deste blog é a compreensão de leitura da língua portuguesa, nada melhor do que um exercício, clica no seguinte discussion topic e vê o quanto percebeste deste blog post ;) Será que consegues responder a todas as questões?
Compreensão de leitura ✍ - Blog Post "A História do Azulejo Português"
Até já,
Juliane, OLS Community Manager - Portuguese