
Source: Canva
Olá foodies,
Se vens para Portugal este semestre ou já acabaste o teu programa de mobilidade, de certeza que ouviste falar dos famosos pastéis de nata. Se já experimentaste, considera-te um sortudo, para os que ainda não chegaram a Portugal, torna este momento grastonómico parte da tua bucket-list!
Hoje, quero falar um pouco mais deste doce típico português que é conhecido pelo mundo todo. Por que que é tão famoso? Qual é o pastel de nata original? Qual é a história por detrás deste docinho?
A Origem do Pastel de Nata
A história do pastel de nata começou há mais de 300 anos, no Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, Lisboa. Hoje em dia, o mosteiro é um ponto turístico muito visitado e faz parte do Património Mundial da UNESCO, mas na altura era uma área movimentada onde, por falta de detergentes, as freiras e monges usavam claras de ovo para engomar roupas.
Como sobravam muitas gemas, os monges tiveram a ideia de aproveitá-las e começaram a usá-las em sobremesas. Rapidamente aperfeiçoaram uma receita e começaram a vender os pastéis, como forma de criar rendimento para o mosteiro.
Quando o mosteiro foi fechado em 1834, a receita foi vendida aos proprietários da Fábrica de Pastéis de Belém, que abriu em 1837. Hoje, este local é o mais famoso para provar os pastéis de nata em Lisboa, conhecidos como "Pastéis de Belém". A receita original ainda é um segredo para todos!

Source: Canva
A Popularidade do Pastel de Nata
Os pastéis de nata começaram a ficar famosos, devido à localização estratégica de Belém que era um ponto de chegada de barcos a Lisboa. As pessoas que passavam por lá levavam o doce para outros países. Com o tempo, Belém tornou-se um lugar turístico importante, o que ajudou ainda mais a divulgar este doce.
Hoje, os pastéis de nata são conhecidos por todo o mundo e atraem muitos turistas às pastelarias em todo o país. Muitos dizem que é um dos doces mais “viajado” do mundo (de certeza que tem muitos carimbos no passaporte).
A Receita Secreta
Cada região do país e cada padeiro/a dá um toque diferente à receita! Na maioria das vezes vais encontrar um pouco de massa folhada, com um recheio de doce de ovos. Sabias que... há quem coma o bolo inteiro e quem prefira comer com uma colher o recheio e finalizar com a massa folhada?
Queres saber mais sobre a receita e como podes criar este doce no teu alojamento de Erasmus ou em casa? Clica no tópico de discussão “Food Corner” e descobre o segredo! Não te esqueças de partilhar as tuas criações!
Este blog também te deixou com fome?
Até já,
Juliane, OLS Community Manager - Portuguese

