Olá a todos,
Alguns adoram aprender gramática a estudar uma nova língua, enquanto para outros pode ser mais complicado.
Mas será que é realmente difícil usar pronomes pessoais corretamente, ou estamos a complicar demasiado? Este blog post pretende simplificar e mostrar-te que o uso dos pronomes pessoais em português não é tão difícil como parece!

*Source: Canva
Hoje vamos falar sobre os tipos de pronomes pessoais que vais encontrar na língua portuguesa e como utilizá-los corretamente. Este conhecimento não só vai melhorar as tuas habilidades de escrita e interpretação, mas, acima de tudo, ajudar-te a falar de forma mais natural e precisa!
Antes de conhecermos as regras de colocação dos pronomes pessoais, é importante conhecermos a regra geral!
Regra Geral
Normalmente, os pronomes pessoais (me, te, o/a, nos, vos, os/as, lhe/lhes) vão depois do verbo.
Exemplos: lavo-me, viste-o, enviei-lhe.
Os pronomes vêm antes do verbo em algumas situações específicas:
Depois de certas palavras como: não, nunca, também, ainda, já, só, talvez, sempre
Exemplo: Não vos reconhecia.
Depois de palavras interrogativas: quem, que, porque, como, onde, quando
Exemplo: Quem te convidou?
Depois de pronomes relativos: que, o qual, cujo
Exemplo: Este é o filme de que te falei.
Depois de pronomes indefinidos: alguém, nada, tudo
Exemplo: Tudo o incomoda.
Depois de algumas conjunções: ou, que, se, porque
Exemplo: Faço o trabalho porque me pediste.
Pronomes no meio do verbo
No futuro do indicativo e no condicional, o pronome vai no meio do verbo.
Exemplo: Dizê-lo-ei amanhã.
Pronomes em frases com dois verbos
Com verbos compostos (auxiliar ter + verbo principal): o pronome fica entre o auxiliar e o verbo principal.
Exemplo: Tem-nas entregado.
Com verbos no infinitivo (ex: ir, querer, poder + infinitivo): o pronome vai após o verbo no infinitivo.
Exemplo: Quero contar-vos uma história.
Mudança de forma dos pronomes
Em alguns casos, os pronomes mudam de forma:
Com verbos que terminam em -r, -s, ou -z, o pronome fica em -lo, -la, -los, -las, e essas consoantes caem:
Exemplo: Queres vê-la?
Com verbos que terminam em -m, -ão, ou -õe, o pronome passa a -no, -na, -nos, -nas:
Exemplo: Eles dão-na.
Agora, é só uma questão de testares os teus conhecimentos, não é? Pronto para praticar? Clica no tópico de discussão e vamos melhorar as nossas competências linguísticas juntos!
Até breve,
Juliane, OLS Community Manager - Portuguese