Olá a todos,
Alguns adoram aprender gramática ao estudar uma nova língua, enquanto para outros pode ser mais complicado. Hoje vamos descomplicar as conjunções adversativas!
*Source: Canva
Aprender a usar corretamente as conjunções é um dos maiores desafios da língua portuguesa, pois são palavras muitas vezes discretas, mas fundamentais para ligar frases e dar sentido ao discurso.
Hoje vamos falar de três palavras que aparecem sempre em conversas, aulas, notícias e até músicas: mas, porém e contudo. Se todas significam mais ou menos o mesmo (“but” em inglês, por exemplo), como saber quando usar cada uma? E o que muda no significado da frase?
Todas indicam oposição entre duas ideias, mas há diferenças no nível de formalidade e no contexto de uso que são importantes para falares e escreveres. De certeza que este conteúdo te vai ajudar muito durante no teu programa de mobilidade para perceberes cada vez melhor a língua portuguesa!
O que são conjunções adversativas?
As conjunções adversativas servem para ligar duas ideias opostas. Em inglês, seriam equivalentes a “but”, “however” ou “nevertheless”.
Em português, as mais usadas são: mas, porém e contudo.
MAS - A conjunção mais comum e informal
“Mas” é a conjunção adversativa mais simples e mais usada em contextos informais, principalmente na linguagem falada. De certeza que já ouviste muito esta conjunção! Aqui estão alguns exemplos:
Queria sair, mas começou a chover.
Gosto de viver em Lisboa, mas a infelizmente só fico cá durante um semestre.
Ouves ou vais ouvir “mas” todos os dias, nos cafés, nas aulas, nos transportes. É natural, direto e funciona bem em quase todas as situações informais.
PORÉM - Um tom mais formal e escrito
“Porém” transmite o mesmo sentido de contraste, mas é mais elevado em termos de registo linguístico. Costuma aparecer em textos formais, assuntos académicos, relatórios ou jornais. Aqui estão alguns exemplos:
Estudei muito. Porém, o teste era complicado.
O filme tinha bons atores. Porém, a história era fraca.
Uma pequena dica gramatical: Esta conjunção é frequentemente utilizada no início da frase seguinte e precedido de vírgula ou ponto final.
CONTUDO – A escolha mais formal
“Contudo” é muito usado em textos académicos e formais, e transmite um grau ainda mais elevado de formalidade do que “porém”. Aqui estão alguns exemplos:
Os resultados foram positivos. Contudo, é necessário uma melhor pesquisa.
As temperaturas vão subir nos próximos dias. Contudo, o norte de Portugal poderá registar nevoeiro e aguaceiros.
Uma pequena dica gramatical: Utiliza a conjunção “contudo” quando quiseres dar um tom mais técnico à tua escrita ou fala, como por exemplo em trabalhos e apresentações da universidade, relatórios, artigos científicos ou assuntos burocráticos.
Precisas de mais dicas? Aqui estão algumas dicas gerais que considero uma grande ajuda, especialmente para quem está a começar esta jornada de aprender a língua portuguesa!
Nem sempre “but” significa “mas”. Em português, escolhemos a conjunção com base no nível de formalidade e no tipo de comunicação.
Pratica alterando o “mas” por “porém” ou “contudo” em frases simples. Vais sentir a diferença de tom e isso é um bom sinal!
Usa “mas” para situações informais e conversas do dia a dia. O “porém” para textos formais ou escritos com um tom mais neutro. Recorre a “contudo” quando queres transmitir rigor, formalidade, especialmente na escrita académica ou técnica.
A gramática portuguesa pode ser complicada, mas assim que a dominas vais ganhar mais confiança e tudo o que sabes sobre a língua vai interligar-se naturalmente!
Preparado para praticar com a OLS? Clica no seguinte tópico de discussão:
Vejo-te por lá,
Juliane, OLS Community Manager - Portuguese