OLS BLOG

My Language Learning Journey: Interview with Antonio Blázquez ✈️

My Language Learning Journey: Interview with Antonio Blázquez ✈️

di Juliane OLS Community Manager -
Numero di risposte: 0

My Language Learning Journey is a campaign from the OLS Portuguese Community. This campaign is designed to offer insights into the mobility experiences of international students, providing you with a glimpse into their diverse language learning journeys. This time I interviewed Antonio. He was an Erasmus+ student in Lisbon, Portugal for 1 semester. This interview was written in Portuguese, as Antonio chose to practice the Portuguese language while we talked about his mobility experience and adaptation to the Portuguese language. Keep reading to learn more about Antonio’s mobility experience and the adaptation to the Portuguese language! 

Antonio Blázquez photo

*Source: Antonio Blázquez

Podes apresentar-te e falar um pouco sobre ti? 

O meu nome é Antonio Blázquez, sou de Madrid, tenho 23 anos e estudei Marketing e Negócios Digitais. Fiz o meu programa de mobilidade em Lisboa, no quinto ano da licenciatura. Na universidade onde estive em Lisboa, o ISCTE, apenas existia a licenciatura em Gestão, e as disciplinas disponíveis não estavam muito relacionadas com Negócios Digitais. Por isso, aproveitei o Erasmus para escolher algumas disciplinas de Relações Internacionais, uma área de que gosto bastante e que era diferente do meu curso na universidade em Madrid. Passei um semestre em Lisboa e adorei a experiência académica. Tive algumas disciplinas que foram mais desafiantes do que outras, mas, no geral, foi uma experiência muito positiva e de que gostei imenso. 

Podes dizer-nos onde fizeste a tua mobilidade? Como e porquê escolheste o lugar para onde ir? 

A principal razão foi o meu grande interesse pela língua portuguesa. Sempre gostei muito da sonoridade do português, especialmente através da música e dos cantores, pois acho que a língua soa familiar, mas ao mesmo tempo diferente e muito interessante. Além disso, tinha bastante curiosidade em conhecer Portugal, já que nunca tinha visitado o país. Pesquisei um pouco sobre a história do país vizinho e irmão de Espanha, que teve uma grande influência no mundo, e isso também despertou o meu interesse. Outra razão foi o facto de Lisboa ser um destino mais económico do que Madrid, mas ao mesmo tempo bastante próximo de Espanha. Além disso, considerei o clima, o sol e a proximidade da praia. 

Que língua estudaste e por que é importante para ti aprender línguas? 

Decidi estudar a língua portuguesa, primeiramente porque gosto muito da língua, da música, e também porque é uma das línguas mais faladas do mundo, algo que muitas vezes é ignorado por muita gente, mas que a torna muito importante. Muitas empresas em Espanha têm relações entre Portugal e Espanha, formando um mercado ibérico. Pesquisei também estágios em Espanha onde procuravam pessoas com conhecimentos da língua portuguesa, algo que é bastante valorizado. Foi uma mistura das duas coisas: o meu gosto pela música e pela língua portuguesa, com o interesse no mercado laboral. 

EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS 

Como foi a tua experiência a habituar-te à língua? 

O meu nível de português melhorou muito ao longo do meu programa de mobilidade. Em Madrid, fiz um curso de A1 e A2, mas foi muito intensivo e bastante teórico. Quando cheguei a Portugal, também tive aulas presenciais de B1 em português, de que gostei bastante. Atualmente, consumo muito conteúdo em português, compreendo quase tudo, mas para falar ainda preciso de mais prática. 

Achava que as disciplinas que tinha de escolher tinham de ser obrigatoriamente em inglês, porque a minha universidade dizia que era necessário ter um nível B1 para escolher disciplinas em português. Por isso, acabei por escolher tudo em inglês. Teria sido uma boa ideia ter escolhido pelo menos uma disciplina em português, mas utilizei mais o inglês no meu dia a dia, especialmente porque conheci muitas pessoas de várias partes da Europa e dos Estados Unidos. Apesar disso, também conheci algumas pessoas portuguesas e as aulas ajudaram-me bastante a melhorar. Ainda assim, teria gostado mais de ter tido disciplinas em português na universidade. Em geral, gostaria de ter conhecido mais portugueses, pois acredito que praticar a língua e conhecer melhor a cultura local são as melhores formas para aprender. 

Que conselho darias a alguém que está a começar a aprender uma nova língua? 

Para aprender, acho que é importante procurar aulas assim que se chega à cidade de Erasmus, pois acredito que também faz parte da experiência aprender uma nova língua durante o programa de mobilidade. Ouvir e consumir muito conteúdo em português e, por último, tentar aprender enquanto se desfruta da experiência de Erasmus. 

A OLS ajudou-te a melhorar o teu nível de língua? O que achas da plataforma? Achas que é útil? Aconselharias os estudantes Erasmus a utilizar a comunidade? 

Sim! Antes de ir para Portugal, fiz os testes gratuitos e algumas atividades, mas acho que as speaking sessions são realmente a melhor parte, porque nos permitem falar com uma pessoa nativa. No geral, acho que a OLS é uma ótima ideia, pois permite praticar e aprender novas línguas de forma gratuita. No entanto, acredito que a plataforma precise de mais marketing, porque sou um dos únicos entre os meus amigos que a conhece.  

EXPERIÊNCIA DE MOBILIDADE   

Foi a tua primeira experiência no estrangeiro? Quanto tempo lá ficaste? 

Sim, tive uma outra experiência, mas não foi pelo programa Erasmus+ nem na Europa. Ela teve lugar em Miami, o que também contribuiu bastante para o meu interesse em aprender a língua portuguesa, pois conheci várias pessoas brasileiras e ouvi muita música brasileira. Isso despertou em mim uma grande vontade de aprender a língua portuguesa. Em Lisboa, fiquei 4 meses, desde fevereiro até os primeiros dias de julho. 

Como foi a tua experiência de mobilidade?

Tive experiências muito boas, mas, para algumas coisas, as minhas expectativas eram mais altas do que a realidade, embora, no geral, a minha experiência tenha sido positiva. Gostei muito da cidade de Lisboa, é uma cidade onde se pode caminhar para todo o lado, muito confortável. No início, estava a viver numa residência perto de Santa Apolónia, que era um pouco afastada do centro e da minha universidade, e eu tinha aulas muito cedo, por isso preferi mudar-me para um local mais próximo, que me permitisse chegar à universidade mais rapidamente. Assim, mudei-me para um pequeno quarto no Marquês de Pombal. O facto de o quarto ser pequeno não me parecia que me ia afetar, mas a realidade é que me afetou mais do que eu esperava, pois não me sentia tão à vontade como gostaria. No entanto, acabei por me acostumar. Uma coisa maravilhosa que vivi em Lisboa foi a proximidade com o mar. Em geral, a cidade é mais quente e húmida do que Madrid, na minha opinião. Ia muitas vezes para Cascais para ir à praia, a única coisa é que a água era muito fria. 

Recomendo muito toda a zona central da Baixa-Chiado, a zona próxima ao Rio Tejo. A praia da Costa da Caparica também é incrível, embora seja um pouco longe do centro em termos de transportes públicos. Eu apanhava sempre um carro para lá ir, e a praia era maravilhosa, com a água um pouco mais quente. Gostei imenso das noites de espetáculos gratuitos no Cais do Sodré, com DJs e artistas brasileiros que costumavam estar lá vários dias da semana. 

Algo que tinha uma expectativa muito alta, mas que não correu como esperava, foi a minha viagem à Ilha de São Miguel, nos Açores. Eu adoraria ter visto baleias, mas não foi possível. Continua a ser um lugar que recomendo, mas depende muito do clima. Eu fui para os Açores com um clima muito mau, o que fez com que todos os meus planos fossem cancelados. 

Falando de comida, não posso deixar de mencionar os pastéis de nata, que são deliciosos. Uma sobremesa que gostei imenso de experimentar foi o salame de chocolate, algo que não temos em Espanha. Também adorei o bolo de bolacha e, claro, os queijos. Foram todos muito bons, mas acho que o queijo Serra da Estrela é o melhor que já provei até hoje.  

Tens algum conselho que gostarias de dar a alguém que está a preparar-se para uma experiência de mobilidade? 

Quem vai em mobilidade deve ter muito cuidado em relação à procura de alojamento, pois é algo muito importante. Eu tive alguns problemas com isso, o que acabou por ser um pouco stressante. Lisboa, neste momento, está a enfrentar um grande problema de habitação, por isso é importante ter algo organizado com antecedência. Também é importante ir com a mente aberta para conhecer pessoas de várias nacionalidades, pois isso enriquece imenso a experiência. Outro conselho é aproveitar ao máximo a experiência e, ao mesmo tempo, não esquecer a aprendizagem e os compromissos académicos na universidade. 

Como é que o teu programa de mobilidade te ajudou a crescer? 

Antes da mobilidade, eu era muito mais fechado e não percebia bem outras realidades. Agora, acho que tenho uma visão muito mais ampla da realidade e cresci bastante nesse sentido. Outra coisa que aprendi foi a ser mais aberto e resiliente, pois vivi situações difíceis, mas que são ótimas para aprender e fazem parte da experiência. 

Would you like to do an interview for the OLS Portuguese Community? Click here and let me know if you would like to participate! 

I would like to thank Antonio for his time and great chat! Obrigada! 

See you, 

Juliane, OLS Community Manager - Portuguese