“Practise your Portuguese” Forum

Qual é o teu Trabalho de Sonho?

Qual é o teu Trabalho de Sonho?

ved Juliane OLS Community Manager -
Antal besvarelser: 6

Olá a todos, 

Como estão?

Dream job

*Source: Canva

A tua experiência de mobilidade está a ajudar-te, ou ajudou-te, a crescer, a conhecer-te melhor e a descobrir novas oportunidades, tanto a nível pessoal como profissional. Por isso, hoje gostava de falar sobre o teu trabalho de sonho!

Qual é o teu trabalho de sonho?

Gostavas de trabalhar no teu país ou preferias construir uma carreira no estrangeiro? 

O teu trabalho de sonho está ligado à tua área de estudo?

Muitas vezes, para alcançarmos os nossos objetivos, surgem desafios. Quero apenas lembrar-te que é possível superar esses obstáculos, não desistas  

Vejo-te nos comentários, 

Juliane, OLS Community Manager - Portuguese

I svar til Juliane OLS Community Manager

Re: Qual é o teu Trabalho de Sonho?

ved Antonio Blázquez -
Olá Ju,

É uma pergunta interessantísima.
É algo que não toda a gente tem claro, especialmente na nossa idade, e que pode mudar com as diferentes experiências que uma pessoa vai vivendo. Após as minhas experiencias de mobilidade e meu descobrimento de conhecer pessoas, a mim mesmo e de muitas aulas diferentes na minha licenciatura, acho que gostaria muito de dedicar-me ao Comércio Internacional.

Gostaria muitíssimo de participar em acrescentar e melhorar as relações comerciais entre o Mercosur e a União Europeia e entre os países iberoamericanos. Mas primeiro tenho que ter uma formação mais específica e profunda nesse campo e mais experiência laboral para poder dedicar-me a isso. As exportações e o comércio internacional são uma maneira clara de melhorar a economia e com isso a qualidade de vida de muitas pessoas.

Espanha, Portugal e a União Europeia, em geral, têm que considerar o amplísimo mercado Latinoamericano, a mesma vez que ajudem a desenvolver-se e tornar-se mais rico, seguro e menos corrupto. Os países Latinoamericanos têm culturas, línguas, história e sangue em comum com Europa, especialmente com Espanha e Portugal, além de ter sistemas democráticos, em geral, algo não tão comum no mundo. Também, a região está cheia de pessoas maravilhosas e uma cultura, natureza, paisagens e gastronomia que são muito atrativas para mim.

Estou aberto a trabalhar no estrangeiro, mas a minha preferência é que fosse em América Latina porque é a região em que quero especializar-me. O comércio internacional apesar de ter coisas em comum com o marketing (a minha licenciatura) não é a mesma coisa, sendo o comercio internacional mais amplo, mas tendo elementos comuns como a grande importância da investigação de mercado nas duas áreas. Graças ao facto de estudar marketing, eu tive a sorte de ter muitas disciplinas relacionadas com o tema e descobrir o que posso considerar a minha paixão profissional.

Estou-me preparando para ter um perfil competitivo e trabalhar nessa área específica, seja ajudando a uma empresa espanhola, portuguesa ou europeia em geral a internacionalizarse a mercados latinoamericanos ou ser um dos responsáveis numa câmara de comércio para melhorar e apoiar nossas relações.

O qual é o vosso sonho profissional?
I svar til Antonio Blázquez

Olá Antonio, 

Gostei muito de ler a tua resposta, é claro que tens as ideias bem organizadas e um objetivo! :)

Comércio Internacional é mesmo uma área com muito potencial, e o teu foco na América Latina faz todo o sentido, especialmente tendo em conta a ligação cultural e económica com a Europa. Tenho a certeza que a língua portuguesa vai ajudar-te imenso na área que queres seguir!

A tua experiência em marketing parece estar a dar-te uma boa base, e é ótimo que tenhas conseguido perceber isso durante a licenciatura. Acho importante quando conseguimos alinhar aquilo que estudamos com aquilo que realmente queremos fazer. 

Tens algum plano a curto prazo para dar esse próximo passo?

Até breve e obrigada pela participação!

ved Antonio Blázquez -
Olá Ju,
Fico feliz de que gostares!
Estou agora num processo de seleção para uma beca organizada pelo ICEX, uma instituição do governo espanhol para promover as exportações espanholas. Estou preparando-me as provas para ser selecionado. A beca inclui um mestrado de Comêrcio Internacional sumado a dois anos de estágio, primeiro numa câmara de comércio espanhola e depois numa empresa espanhola. Estou com muita vontade de passar as provas e começar o programa. O ano passado, fiz o processo também mas não fui selecionado por pouco, este ano, estou a preparar-me muito mais para que seja uma certeza. Olá Ju,
Fico feliz de que gostares!
Estou agora num processo de seleção para uma beca organizada pelo ICEX, uma instituição do governo espanhol para promover as exportações espanholas. Estou preparando-me as provas para ser selecionado. A beca inclui um mestrado de Comêrcio Internacional sumado a dois anos de estágio, primeiro numa câmara de comércio espanhola e depois numa empresa espanhola. Estou com muita vontade de passar as provas e começar o programa. O ano passado, fiz o processo também mas não fui selecionado por pouco, este ano, estou a preparar-me muito mais para que seja uma certeza. Este ano tenho a prova principal Este ano tenho a prova principal em menos de 3 semanas
I svar til Antonio Blázquez

Olá Antonio, 

Como estás?

Que bom saber! Tenho a certeza de que todo o teu esforço este ano vai compensar.

Parece ser uma oportunidade muito boa!

Boa sorte na prova  

ved Antonio Blázquez -
Olá Ju, estou bem. Isso espero Ju, oxalá. Muito obrigado. Espero que tu estejas bem também