Olá Ju,
É uma pergunta interessantísima.
É algo que não toda a gente tem claro, especialmente na nossa idade, e que pode mudar com as diferentes experiências que uma pessoa vai vivendo. Após as minhas experiencias de mobilidade e meu descobrimento de conhecer pessoas, a mim mesmo e de muitas aulas diferentes na minha licenciatura, acho que gostaria muito de dedicar-me ao Comércio Internacional.
Gostaria muitíssimo de participar em acrescentar e melhorar as relações comerciais entre o Mercosur e a União Europeia e entre os países iberoamericanos. Mas primeiro tenho que ter uma formação mais específica e profunda nesse campo e mais experiência laboral para poder dedicar-me a isso. As exportações e o comércio internacional são uma maneira clara de melhorar a economia e com isso a qualidade de vida de muitas pessoas.
Espanha, Portugal e a União Europeia, em geral, têm que considerar o amplísimo mercado Latinoamericano, a mesma vez que ajudem a desenvolver-se e tornar-se mais rico, seguro e menos corrupto. Os países Latinoamericanos têm culturas, línguas, história e sangue em comum com Europa, especialmente com Espanha e Portugal, além de ter sistemas democráticos, em geral, algo não tão comum no mundo. Também, a região está cheia de pessoas maravilhosas e uma cultura, natureza, paisagens e gastronomia que são muito atrativas para mim.
Estou aberto a trabalhar no estrangeiro, mas a minha preferência é que fosse em América Latina porque é a região em que quero especializar-me. O comércio internacional apesar de ter coisas em comum com o marketing (a minha licenciatura) não é a mesma coisa, sendo o comercio internacional mais amplo, mas tendo elementos comuns como a grande importância da investigação de mercado nas duas áreas. Graças ao facto de estudar marketing, eu tive a sorte de ter muitas disciplinas relacionadas com o tema e descobrir o que posso considerar a minha paixão profissional.
Estou-me preparando para ter um perfil competitivo e trabalhar nessa área específica, seja ajudando a uma empresa espanhola, portuguesa ou europeia em geral a internacionalizarse a mercados latinoamericanos ou ser um dos responsáveis numa câmara de comércio para melhorar e apoiar nossas relações.
O qual é o vosso sonho profissional?