PT
A História da Calçada Portuguesa
Se já fizeste Erasmus em Portugal, ou estás a viver esta aventura agora, há algo que provavelmente já te chamou a atenção, mesmo que de forma inconsciente: o chão!
Aqueles passeios em preto e branco, com padrões de ondas, estrelas ou formas geométricas, têm um nome e história, a famosa calçada portuguesa. É uma das imagens de marca de Portugal e, uma vez que a conheces, é impossível não começar a reparar nela por todo o lado. Neste blog, vou explicar-te um pouco da história da calçada portuguesa, como é que se espalhou pelo mundo e onde podes encontrar e pisar algumas destas obras de arte por Portugal.
O que é a Calçada Portuguesa?
A calçada portuguesa é um tipo de pavimento decorativo feito com pedras calcárias (normalmente pretas e brancas) colocadas à mão, uma a uma. Cada padrão tem uma história, e foi desenhado por mãos experientes com enorme paciência e precisão.

*Source: Canva
Qual é a origem da Calçada Portuguesa?
A origem da calçada portuguesa vem desde o século XV, durante os Descobrimentos. Os navios quando partiam de Portugal iam vazios, para regressarem cheios. Mas os navios vazios são instáveis, por isso era preciso adicionar peso: pedras portuguesas. Estas pedras eram descarregadas nos destinos e, como não havia onde guardá-las, começaram a ser usadas para pavimentar ruas. No entanto, foi apenas no século XIX, em Lisboa, que esta técnica ganhou o formato artístico que conhecemos hoje, com desenhos, símbolos e padrões que enche os passeios das zonas mais emblemáticas da cidade.
Locais onde já pisaste arte (talvez sem saber)
Se estiveste em Lisboa durante o teu programa de mobilidade, então de certeza que já andaste sobre calçada portuguesa em alguns destes sítios:
Praça do Comércio
Avenida da Liberdade
Cais do Sodré
Chiado
Largo do Carmo
Um dos padrões mais famosos chama-se "Mar Largo", que simboliza o mar português e aparece no “Calçadão de Copacabana”, no Rio de Janeiro, também inspirado na calçada portuguesa.

*Source: Canva
Se ainda não tiveste oportunidade de visitar alguns destes sítios em Lisboa, podes já adicioná-los à tua bucket-list!
De Portugal para o mundo
Podes encontrar a calçada portuguesa em muitos países com ligação histórica a Portugal, como Brasil (especialmente no Rio de Janeiro), Angola, Moçambique, Cabo Verde, Gibraltar e Sevilha e até no Central Park, em Nova Iorque.
Hoje, a arte da calçada portuguesa está em risco. O número de calceteiros (as pessoas que colocam as pedras) tem vindo a diminuir, e muitas cidades optam por substituir a calçada por pavimentos modernos.
Por isso, se estás a fazer Erasmus em Portugal, ou se guardas saudades desse tempo, aproveita para olhar para o chão com mais atenção. O que pisas todos os dias é parte viva da história e cultura portuguesa.
Agora que já descobriste um pouco mais sobre a calçada portuguesa, que tal um exercício de compreensão de leitura? Clica no seguinte tópico de discussão e vamos falar sobre calçada portuguesa!
Compreensão de leitura ✍ - Blog Post "A História da Calçada Portuguesa"
Até já,
Juliane, OLS Community Manager - Portuguese

