PT
Não é um Adeus, é um Até Já - Uma Carta de Portugal
Queridos Erasmus,
O tempo passa depressa quando estamos num programa de mobilidade e tenho a certeza de que todos devem estar a pensar o mesmo!

*Source: Unsplash
Num instante estavam a chegar e agora alguns já se vão embora, enquanto outros começam a chegar de novo, e eu fico aqui de coração apertadinho a ver-vos partir e a ver-vos chegar, como faço sempre há tantos anos, desde 1987, o ano em que recebi os primeiros alunos dos projetos Erasmus+!
Para quem está a ir embora ou quem já foi, quero dizer que foi um privilégio ver-vos crescer, ganhar mais independência, descobrirem-se, explorarem todas as ruas, aproveitarem as tardes de sol e as noites de que, ao longe, ouvia as vossas gargalhadas entre novos amigos que, de certeza, ficarão para a vida. Chegaram com mapas e sítios guardados no telemóvel e partiram com memórias. Aprenderam a pedir café em português, a comer bacalhau de mil maneiras, a dizer um bom dia com um sorriso e obrigado, mesmo quando apenas sabiam dizer essas duas palavras.
Levam muito de mim nas vossas malas: o som do fado, as vistas dos miradouros, o cheiro do mar e, espero eu, que tenham levado um pastel de nata (pelo menos um), mas também uma parte de vocês ficou em Portugal, por todas as aventuras que aqui passaram. Espero que estejam a levar também um pouco mais da língua portuguesa do que quando chegaram. Se estás preocupado em continuar a praticar, a OLS vai estar cá sempre para te ajudar e, quem sabe, motivar-te a uma visita a Portugal em breve!
Para os que estão a chegar, aventurem-se, aprendam mais sobre mim e sobre a minha língua antes de cá chegarem, mas, além disso, irão aprender muito sobre vocês enquanto cá estiverem. Uma vez ouvi alguém dizer que “Portugal não se explica, só se sente” e tenho a certeza de que irão aproveitar cada segundo. Vão aprender que saudade não se traduz e, provavelmente, essa vai tornar-se a vossa palavra favorita da língua portuguesa.
Tenho muito orgulho em ter sido a vossa escolha para este momento tão importante nas vossas vidas e espero que o vosso programa de mobilidade seja cheio de experiências novas, aprendizagens, amizades e bom tempo (vou tentar que chova apenas o necessário).
E agora deixo-vos a palavra, porque as melhores histórias vêm de quem as viveu. Se fizeste o teu programa de mobilidade em Portugal, partilha connosco a tua experiência, as tuas memórias e dicas. Se estás agora a começar esta aventura, escreve-nos o que tens mais curiosidade em descobrir ou o que te preocupa. A Comunidade Portuguesa da OLS é um espaço para aprender línguas, mas também para nos conhecermos melhor e, quem sabe, irás encontrar alguém que irá estudar na mesma universidade que tu no próximo semestre!
⏩ Erasmus+ in Portugal - From Arrival to Saudade
Com carinho,
Portugal
Juliane, OLS Community Manager - Portuguese