Em 1975, a ONU proclamou o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. Há quem diga que este dia serve para recordar a importância da mulher na sociecidade, por outro lado há quem não hesite em afirmar que é o dia em que devemos recuar na história e relembrar as várias lutas feministas contra o preconceito. A realidade é que é um dia necessário para homenagear grandes mulher que, de várias formas, ajudaram a fazer o Portugal que conhecemos nos dias de hoje!
Neste blog post, recordamos algumas mulheres que inscreveram o seu nome na História de Portugal. Tem como objetivo ficarem a saber um pouco mais sobre a história de Portugal e praticarem a leitura da língua portuguesa :)
Carolina Beatriz Ângelo (1878 – 1911)

*Source: Wikipedia Commons
Carolina foi a primeira médica a operar no Hospital São José em Lisboa, a primeira mulher a ser considerada “chefe de família”, e a primeira mulher a votar em 1911! Carolina usou a inteligência e o poder da argumentação para conseguir um direito hoje consagrado a todos! Era conhecida por ser muito à frente da sua época.
Ana de Castro Osório (1872 - 1935)

*Source: Wikipedia Commons
Ana Castro impulsionou a literatura infantil e é conhecida pela primeira vaga feminista da história de Portugal. Publicou vários contos e, mais tarde, fez nascer a literatura infantil em Portugal, através de várias publicações e peças de teatro. Em 1905, publicou “Às Mulheres Portuguesas”, o primeiro manifesto feminista português.
Florbela Espanca (1894 – 1930)

*Source: Wikipedia Commons
“Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar só por amar: aqui… além…
Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente…
Amar! Amar! E não amar ninguém!”
Florbela Espanca, foi uma das maiores poetisas de Portugal. Teve uma vida curta, conturbada, mas cheia de sentimento. Escreveu alguns dos mais belos contos e conteúdos líricos, sempre com um sentimento de tristeza. As obras são ainda hoje estudadas e lidas em quase todas as salas de aula.
Amália Rodrigues (1920 – 1999)

*Source: Wikipedia Commons
Cantora e atriz, levou o fado consigo pelo mundo e fez dele o maior símbolo da cultura portuguesa. O legado de Amália Rodrigues é hoje amplamente considerado e adorado por todos. Hoje em dia, podes ouvi-la pelas ruas de Lisboa, principalmente nos Santos Populares (festas populares que ocorrem em junho (add blog post)). Sabe mais sobre a Amália Rodrigues aqui (add blog post)
Sophia de Mello Breyner Andresen (1919 – 2004)

*Source: Wikipedia Commons
Escritora e poetisa, Sophia de Mello Breyner Andresen foi a primeira mulher a receber o Prémio Camões. Para além da sua lírica, escreveu muitos contos belos e importantes para os mais novos, como “A Menina do Mar”, “O Cavaleiro da Dinamarca” e “A Fada Oriana”. As suas obras continuam a ser lidas em várias salas de aula. Sabe mais sobre Sophia de Mello Breyner aqui (add blog post)
Rosa Mota (1958)

*Source: Wikipedia Commons
Rosa Mota é uma ex-atleta portuguesa, conhecida principalmente por ser campeã a nível olímpico, europeu e mundial na maratona. Representou o país nos jogos olímpicos e foi considerada a melhor maratonista de sempre! É uma das atletas mais importantes do século XX.
Elvira Fortunato (1963)

*Source: Wikipedia Commons
Elvira é cientista e especialista a nível mundial na engenharia eletrónica de papel. É pioneira na investigação europeia sobre eletrónica transparente, utilizando materiais sustentáveis e tecnologias amigas do ambiente. Em 2022, integrou o grupo de 27 mulheres inspiradoras da Europa, eleitas pela atual Presidência Francesa da União Europeia.
Ao longo da história muito foi conquistado, mas ainda há muito mais para conquistar. Dia 8 de Março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher, sabe mais sobre o este dia aqui!
Até já,
Juliane, OLS Community Manager - Portuguese